Dessa frase se depreendem várias conjecturas. Vou fazê-las aqui, usando, humildemente, a técnica usada por Erik Van Daniken, em seu livro ¨ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?¨. Ele colocava os fatos e, ao final de cada capítulo, colocava uma pergunta para que o leitor tirasse suas próprias conclusões, que podiam ou não, coincidir com as dele.
Assim sendo, usando esse mesmo critério, resolvi analisar a frase acima dita. Vamos lá:
Fato nº 1) No ano passado todo a Globo modificou sua programação aos sábados para colocar no ar os jogos do Corinthians na 2ª divisão do futebol brasileiro.
Não seria um planejamento de fazer caixa com o direito de arena, para permitir a contratação do craque pelo time ¨laranja¨?
Fato nº 2) No atual campeonato paulista a Globo deu prioridade total aos jogos do Corinthians, mesmo que outros times jogassem fora de casa.
Não seria para vender para a Europa a imagem de Ronaldo ressuscitado a fim de valorizar novamente seu passe?
Fato nº 3) A Globo sempre prestigiou a Libertadores colocando jogos ao vivo, mesmo que se realizassem na capital. Recentemente, ela preteriu o jogo Palmeiras x Sport a favor de apresentar, no horário nobre, o jogo do Corinthians contra um inexpressivo e desconhecido Misto de Três Lagoas, pela Copa do Brasil, jogo esse ainda na fase de classificação.
Não seria para prestigiar e valorizar ainda mais o time em que Ronaldo está atuando, para mostrá-lo à Europa?
Fato nº 4) Tanto o Palmeiras como o São Paulo foram apáticos em seus jogos pelas semifinais, lembrando muito bem a Seleção Brasileira em 2006, quando fez corpo mole contra a França.
Será que não era para que os dois saíssem das finais, facilitando o Corinthians de ser campeão, atuando contra um Santos fragilizado?
Será que, sendo o Corinthians campeão, com a participação do Ronaldo, não valorizaria uma excursão do time pelo mundo para reapresentar nosso jogador e, depois, conseguir um alto valor para vender seu passe para um clube grande da Europa? E, de quem seria esse lucro? Corinthians ou Globo?
Fato nº 5) A Globo tem veiculado novamente a propaganda de uma conhecida cerveja, propaganda essa feita por Ronaldo, apesar de existir uma lei que proíba propaganda de bebidas alcoólicas antes de 22 horas.
Não seria uma ânsia de mostrá-lo mesmo fora de campo, para manter sua imagem sempre presente?
Por tudo isto, chego à conclusão de que este campeonato paulista já tem dono há muito tempo, pois é o cúmulo 2 times que se sobressaíram na competição ficarem de fora das finais, quando outros dois ali chegaram: Corinthians com apenas 10 vitórias e 9 empates, e Santos com apenas 11 vitórias e 4 empates. Será que, na reta final, São Paulo e Palmeiras caíram tanto, a ponto de perderem suas semifinais? Nunca vi o Muricy, que costuma brigar por seu time na beira do campo, tão apático e conformado. E o Luxemburgo, com seu terninho passadinho, que nem xingou o juiz?
Sem contar que o juiz expulsou um jogador do São Paulo no primeiro jogo desmerecidamente e deixou de expulsar o Ronaldo por aquela falta absurda em cima do zagueiro do São Paulo. Se tivesse expulso o Ronaldo ele não jogaria o segundo jogo e o zagueiro do São Paulo jogaria.
Por estas e mais outras, predigo: CORINTHIANS, Campeão Paulista de 2009.
As conseqüências todos verão depois.